O profissional da área de Educação Física, através do conhecimento sobre os aspectos biológicos, fisiológicos e anátomo-funcionais do ser humano (Anatomia, Fisiologia, Embriologia, Patologia, Avaliação Física e Padrões de Normalidade, Cardiopatias, etc), visa promover a saúde das pessoas através da prática regular de atividade física, promovendo assim, uma maior integração social, melhoria do condicionamento físico, diminuição do nível de estresse, prevenção de lesões, prevenção e tratamento de doenças crônicas não transmissíveis e o atendimento a pessoas com necessidades especiais, contribuindo para uma melhor qualidade de vida de forma educativa, criativa, dinâmica e consciente, respeitando os limites de cada pessoa.
O trabalho do profissional de Educação Física consiste em Avaliar, prescrever rotinas de exercícios físicos, identificar e controlar as variáveis, acompanhar e orientar as pessoas, respeitando a individualidade biológica, durante a prática de esportes ou exercícios físicos com um público bastante variado.
Na Carreira do Profissional de Educação Física, além das demandas tradicionais em escolas, clubes e academias, crescem os setores voltados para a elaboração e a gestão de projetos em esportes e lazer, abrindo espaço para os alunos que se identificam com a área da Saúde e gostariam de aliar o gosto pela atividade física com a intervenção profissional voltada para esse setor.
A Educação Física figura entre as áreas mais promissoras atualmente. Esse fenômeno é explicado pelo fato de a sociedade moderna viver mais e procurar viver melhor, com mais bem estar buscando melhorar a qualidade de vida. A Educação Física é importante nesse contexto, pois trabalha com o fomento ao estilo de vida ativo e positivo para a saúde ao englobar o exercício físico, a boa alimentação e um estilo de vida mais saudável.

Coordenador da área de Educação Física no CoNMSaúde:

Vanderly Marques Bandeira
Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física (ESEFEGO/UEG)
Especialista em Docência no Ensino Superior (FACULDADE PADRÃO)
Mestrando em Ciências Ambientais e Saúde (PUC Goiás)
Graduação Ouro no Método Treinamento Customizado
Certificado no Método P.E.S.O (Programa de Emagrecimento Saudável e Orientado)
Fui professor no curso de Bacharel em Educação Física (UNIP Goiânia)
Fui professor no curso de Bacharel em Educação Física (FAC UNICAMPS).
Atualmente professor no curso de Bacharel em Educação Física (FPM- Faculdade da Polícia Militar) nas disciplinas:
•Fisiologia Humana;
•Fisiologia do Exercício I e II;
•Patologia;
•Tutor de Estudo de Caso I, II e V;
•ASCI (Inovação Tecnológica);
•Membro do NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica);